Thursday, August 30, 2007

Vida de cão - cont

...aqui em Inglaterra as coisas são felizmente diferentes! Os donos que maltratam animais ou lhes causam sofrimento desnecessário pagam multas pesadas, podem ter uma pena de prisão até 6 meses (no ano passado foram presas 38 pessoas, algumas das quais com a pena máxima), e são inibidos de terem mais animais durante largos periodos de tempo (por vezes para a vida toda).Resta-nos esperar que o nosso pais siga o exemplo muito depressa...

Wednesday, August 29, 2007

Vida de cão


Uma amiga telefonou-lhe desesperada. Mora num apartamento com terraço e ao lado há também outro terraço. Nesse apartamento , além de um casal, coabitam três cães, uma gata e suas quatro crias, uma gaiola com dois pássaros e outra gaiola com um esquilo.
A roupa permanece estendida por vários dias, para secar bem com o calor que tem feito; as mantas e as toalhas vão sendo penduradas aqui e além , onde houver espaço; em cima do grelhador fica a tijela da carne para chamar as moscas, já não falando do fio eléctrico que atravessa o espaço, para iluminar a mesa de refeições, quando eles decidem jantar outside, à luz da lua. Ela chama-lhe "amor para aqui, amor para acolá"... mas volta e meio berra que nem uma possessa , acusando-o de a ter traído ou dizendo-lhe para parar - não se sabe com quê!
Há dias , um dos caezitos arraçado de caniche mini, roeu talvez as franjas de um tapete que com o vento caiu ao chão. Ela ouviu o dono ralhar com ele e levá-lo para dentro, decerto para o fechar na casa de banho , como é costume.
Talvez para lhe bater lá dentro ou aplicar-lhe alguns pontapés, como também é costume. Que ela muito bem ouve as "manobras", o seu quarto colado com a casa de banho deles e a construção moderna a deixar as paredes trespassar os sons do que se passa nas casas dos vizinhos. Na manhã seguinte, ouviu ganir mas ficou na dúvida. O cãozito ainda não tinha vindo à rua desde a véspera e os estores do lado estavam todos fechados. Ouviu ganir novamente e percebeu que ele batia no cãozito. Abriu a porta do patamar com força para confirmar que não se enganava - o vizinho parou e o cão calou-se. Pouco depois, ouviu as vergastadas e o chorar aflitivo e não se conteve - tocou à campaínha até que o outro abrisse, ordenando-lhe que parasse com aquela selvajaria. O homem abriu a porta com a chibata na mão, comentando que "na minha casa não caga nenhum cão e agora vais outra vez preso para a banheira"... a casa tresandava ao cheiro de cão molhado, depreendendo-se que o cão era metido na banheira com água! De facto, a meio da tarde, o cãozito foi colocado no terraço, à sombra, preso por uma corrente de meio metro, longe da água e da comida, sem uma manta, em cima do cimento, tremendo por todos os lados, encharcado até aos ossos...
Ela telefonou para tudo o que era sítio : GNR da zona, protectora dos animais, Apoio à Vitima, Condominios, Vizinhos e não sei mais o quê - ninguém fez nada! No dia seguinte , aquela miniatura de cão continuava preso à mini-corrente, refugiando-se no seu canto mal pressentia o dono...
Alguém tem sugestões ( mais) do que é possivel fazer ? A vítima agradece!

Sunday, August 26, 2007

Dicas para driblar a Ansiedade e o Estresse



1- Desintoxique-se: pratique a alimentação desintoxicante diariamente, fazendo uso dos sucos desintoxicantes uma ou mais vezes por dia, sendo o primeiro em jejum logo ao levantar. Desta forma já fica declarado: desejo tomar este banho interno diariamente, favorecendo assim que todo o meu organismo se alivie de toda a carga tóxica que existe em mim. Seja físico, emocional, psicológico ou até mesmo espiritual.
2- Alongue-se: já temos falado sobre os benefícios da atividade física como um excelente antídoto para a ansiedade e o estresse. Agora, uma esticada de cinco minutos antes de dormir pode fazer maravilhas pelo sono. Exercícios simples e rápidos dão uma mão para que o corpo comece a se desligar das tensões.
3- O ritmo da vida: as leis naturais obedecem a um ritmo. Existe hora para acordar, se alimentar, trabalhar e relaxar. O organismo gosta de rotinas e elas podem favorecer no combate à ansiedade fora dos trilhos. Quanto mais regular o horário das refeições, melhor a digestão e o aproveitamento dos alimentos, tão fundamental num organismo debilitado.
4- Faça arte: ela nos ajuda a expressar emoções bloqueadas, trazendo alívios e soluções. Cerque-se de cores, papéis, pincéis, tesoura, massinha e deixe a sua criança se divertir e brincar. Faça colagem ou risque e rabisque mandalas. Seja o que fôr, permita que seja catártico e divertido. Chore, ria, dance e cante, pois tenha certeza que seus males serão espantados.
5- Ficar só: experimente ficar por um tempo escutando e dando atenção somente para você. Não deixe ninguém importuná-lo. Então, use esse momento precioso para o que quiser: refletir sobre a vida, ouvir música, ver fotos. Desligue o telefone, computador e tranque o quarto. O importante é dedicar-se a você.
6- Pratique yoga, tai chi chan ou alguma prática oriental: sem risco de se machucar, você ainda reaprende a respirar, meditar e flexibilizar todas as suas couraças musculares.
7- Receba massagem: pode ser shiatsu, ayurvédica, relaxante, enfim, aquela que lhe permite relaxar e sair renovado. Coloque na sua agenda: 1 vez/semana e não abra mão deste carinho/presente para você mesmo.
8- Valorize bons momentos: tenha a gratidão de ter sempre por perto de seus pensamentos recordações de bons momentos, quando a felicidade ocupou todos os seus espaços. É responsabilidade nossa mudar os pensamentos destrutivos e negativos e colocar no lugar os bons pensamentos. Faça uma lista destes momentos e use-os toda vez que vierem aqueles filmes repetitivos que não constroem NADA de bom para a sua vida.
9- Sem exagero: a ansiedade gosta de transformar copos de água em tempestades. Neste momento, rir é o melhor remédio, porque sinceramente, é patético pensar que um copo de água vai alagar e submergir sua vida.
10- Pega leve: todo mundo tem o direito de errar ou de cometer uma gafe de quando em vez. Exesso de controle e perfeição só serve para FRUSTRAR e deprimir. Nunhum coração agüenta isso. Tente ser mais seu amigo, mais condescendente, mais tolerante e mais LIGHT.
11- Busque contato com a natureza: ela faz um fio terra e descarrega você de tudo que está descompensado. Portanto, caminhe descalço na terra, na praia, tome banho de mar ou cachoeira, abrace árvores, admire o horizonte, a copa das árvores, o vôo e o canto dos pássaros. Vá gandaiar no mato.
12- Terapia do Riso: existe o ditado que afirma "Rir é o melhor remédio". Cientistas, médicos e terapeutas já não têm mais dúvidas. Procure assistir "pegadinhas", o Chaves, o Chaplin, os Doutores da Alegria, ler, ouvir e contar piadas, enfim, busque transformar seus pensamentos e atitudes praticando este hábito super-sábio e saudável de RIR. Ele irá fortalecer seu organismo e elevá-lo, para assim você poder perceber as dificuldades a partir de uma nova perspectiva, uma nova ótica.
13- Diga-me com quem andas: não se deixe rodear de pessoas amargas, pessimistas, negativas e muito críticas e nervosas. Cuidado: tudo isso pega. Sempre que possível afaste-se de quem o leva para baixo. E, quando for inevitável, prepare-se para ser prático, objetivo e sair fora o mais rápido que puder.
14- Aproveite o trânsito: tenha sempre no carro CDs e fitas de músicas, piadas e culturais que o elevem e o tornem uma pessoa melhor.
15- Faça uso de terapias alternativas: escolha aquela que você sente mais sintonia. Pode ser floral, aromaterapia, fitoterapia, cromoterapia, homeopatia, enfim. Elas podem ser uma excelente ferramenta para acalmá-lo, prepará-lo para chegar mais dentro de você, despertá-lo. Procure saber um pouco antes para fazer sua escolha. Depois procure um bom profissional. 16- Meditação: existem tantas técnicas. Uma delas será a mais adequada para você. Existem as meditações ativas do Osho, as meditações com os mantras, as meditações budistas, aquelas que trabalham com visualizações. A própria prática da yoga ou tai chi chuan já pode induzi-lo a um estado de meditação. Qualquer que seja a técnica eleita, o espaço será sempre o mesmo: o de você ficar mais presente, mais atento ao que seu coração fala, o universo sinaliza e oferece você, ao aqui e agora, ao presente. Somente neste espaço você poderá tomar decisões lúcidas, conscientes e mais vitoriosas.
Conceição Trucom

Friday, August 24, 2007

E Sintra aqui tão perto ... Rescaldo


Estava em Cascais quando comecei a ver o céu toldado de fumo, por detrás da Serra, onde vivi tantos anos. Fui ver as noticias , fui tentar saber o que se passava, com uma angústia crescente : e as pessoas, os animais, a serra, os bens de cada um , o património ?...

Os bombeiros passavam num correpio, as sirenes ecoavam por todo o lado; os helicópteros e os aviões só mais tarde. Ao fim da tarde chegaram mais imagens e mais noticias...



Foi perto da localidade de Pernigem que o fogo teve início. No local foram muitos os moradores que assistiram às operações e ao resgate dos animais que se encontravam num terreno atingido pelas chamas. "Estavam lá cavalos e burros e foi preciso abrir a cerca para eles fugirem" contou ao JN Armando Silveira que lamentou, por outro lado, o desaparecimento de parte de um pinhal com dezenas de anos, criticando a acção dos bombeiros.

Mas o cenário mais dramático desenhava-se nos terrenos junto ao Carrascal e à Várzea de Sintra. Aí, como explicou o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, os bombeiros "salvaguardaram primeiro os bens patrimoniais e as pessoas" para depois se "entregarem ao combate das chamas evitando a destruição da serra". Seara chegou mesmo a garantir que se o fogo não estivesse extinto até ao pôr-do-sol, todos os meios da autarquia seriam disponibilizados para o combate.


Foram muitos os populares que entraram em pânico à medida que as chamas se iam aproximando das localidades. "Ai meu Deus, o fogo esteve mesmo aqui" gritava um idosa da zona do Carrascal, enquanto a vizinhança se refazia do susto. "Isto foi horrível, nunca vi as chamas tão perto, até tive vontade de chorar" contou, por seu turno, Arminda Torrão, abraçando o pequeno cão que trazia ao colo.

No local estiveram cerca de 400 bombeiros de várias corporações, 133 veículos quatro meios aéreos pesados, três máquinas de rasto, seis pelotões de militares para operações de vigilância e de rescaldo. daqui

Thursday, August 23, 2007

Made in China 2008

Há dias pediram-me para divulgar uma petição contra a realização dos próximos Jogos Olimpicos na China.
Não tenho a menor dúvida em assinar tal petição e já o tinha feito, mas nunca é demais. No entanto fiquei a pensar como nos preocupamos tanto com o que se passa noutros países e esquecemos o que vai no nosso. Provavelmente este ano entramos para o Guiness pelo record absoluto em abandono de animais. E pelos maus tratos também!


Não os esfolam vivos como os chineses mas pouco falta, entre pancadaria, falta de alimento e água, maus tratos injustificados, falta de asseio e limpesa, cuidados mínimos, carinho ou brincadeiras nem falar e quantas vezes são deixados durante um dia ou dois num "quarto escuro" para aprenderem... tudo isto num qualquer apartamento ou moradia numa zona in da nossa costa!
O Verão já vai longo, as andorinhas começam a bater em retirada confundidas com o aquecimento global, e em breve as árvores estarão despidas da sua folhagem. Antes que 2008 desponte é bom que tenhamos consciência da realidade e tentemos impedir por todos os meios a realização dos JOGOS num país que não ama os animais, que não defende direitos humanos elementares e que nos últimos anos parece querer dominar o mundo com o êxodo dos seus produtos vendidos a preços de saldo mas que não cumprem com regras mínimas de qualidade e garantia. Sem falar das condições desumanas a que são sujeitos os que os produzem

Tuesday, August 21, 2007

Blog da ADIM: NOVO COMUNICADO: MONSARAZ - Ladeiras históricas arrasadas

Blog da ADIM: NOVO COMUNICADO: MONSARAZ - Ladeiras históricas arrasadas

Baleal da minha infância



Este ano . não fui ainda ao Baleal, a praia predilecta da minha infância, tal como a descrevi há tempos atrás... Mas o

arre-burro

fez-me uma surpresa!!

Obrigada pelo destaque. Faço como a gaivota e fico a olhar a imensidão do mar, saudosa daquele Baleal e das Berlengas que ao longe se avistam.

Sunday, August 19, 2007

as plantas sentem...


A brevidade da vida nem sempre é lembrada; esquecemos que somos seres humanos, com tempo de vir e de ir e isso é a única certeza que temos, então por que não viver bem os momentos que podemos compartilhar juntos?Dia desses vi na televisão o caso de uma mulher que desejando encantar seu marido, adquiriu lingerie nova, com estampa bem viva. Tinha certeza de que seu marido ia adorar. Mas houve um contratempo, uma leve discussão, e ela murchou na sua intenção de amar e ser amada. Guardou as peças. No dia seguinte, deixou o corpo num grave acidente de carro. A imagem dele era triste, quando olhando as roupas da mulher que falecera, encontrou aquela lingerie tão linda e sedutora. Há um ditado antigo, muito conhecido que diz: não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. E eu gosto muito daquela música que fala de tantas coisas que eu podia ter feito e não fiz; das pessoas que eu desejei amar e não amei; das aventuras que eu tanto quis realizar e não tive coragem de fazer. Faça hoje, enquanto é tempo. Busque sua felicidade, não se algeme nessas razões que sua mente e seu orgulho teimam em transformar em pedras, impedindo suas mãos de tocar a criatura que convive com você, dia a dia. Olhe este filho que está ao seu lado, perdoe suas birras, suas más companhias e abençoe nele as virtudes que estão na sua alma. Até quando ele estará ao seu lado?Hoje, você está no quintal do seu coração procurando um lenitivo para suas dores e solidão. Mas observe quantas criaturas passaram em sua vida e você não se deu conta; volte para dentro de si mesmo, entre em seu Universo e desvende os tesouros que você já conquistou, reparta com os amigos. Dê um presente para si mesma, cante pela rua, ande saltitante, permitindo que as pessoas vejam em você uma louca, uma visionária. Eles não sabem o que dizem e nem imaginam o quanto você é feliz, por viver. Quando sair de casa para comprar um pão na padaria, tome banho, vista uma roupa linda, apresente-se para a vida, para o mundo com seu encanto. Arrume-se para você.
Uma amiga me diz que quando a solidão aumenta e o seu coração está aos gritos, ela conversa com suas plantas, derrama suas lágrimas sobre elas. É loucura? Não para ela. Afinal, as plantas sentem. Neste ser que surgiu de uma semente e que rasgou o solo para viver está um ser espiritual rudimentar, mas que é divino na sua essência. Quando vem à sua mente uma inspiração muito linda, ela vai até a plantinha e sopra nas suas folhas os seus poemas. Aquelas palavras saindo do seu coração estarão gravadas no Universo. E, se em algum lugar do Planeta Terra, alguém estiver sentado sozinho, no quintal de sua casa, olhando as estrelas, com certeza vai ler e sentirá em seu coração o toque suave dessa mulher que está com o cheiro da poesia em seu corpo e alma. Eu já falei em outro artigo do Cheiro da Infidelidade. Pois é, você pode irradiar pela atmosfera o perfume da sua alma. Os poetas e todas as criaturas que escrevem poesias têm este perfume. Faça com que as pessoas pensem que Deus, quando a estava criando, deixou derramar perfume em sua alma enquanto abençoava sua volta para a Terra. Quem sabe...Mas se você não tem plantas e lê este artigo pode ter a coragem de soletrar poemas de luz, nas noites cálidas, quando insone você solta os cabelos e vai para a varanda olhar a doce lua.Alguém em algum lugar do Universo há de te dizer ao coração: "Plaisir de te lire" - "prazer em te ler". É isso que meu coração diz para estas criaturas que escrevem cartas, contam suas histórias, desnudando suas almas. Outro dia, para uma pessoa que sentia muita solidão eu disse: Olha, minha amiga, escreva cartas para Deus. Conte para ELE suas dores e sonhos. Ou será que ele não tem ouvidos para você? Ela atendeu minha sugestão e hoje está de bem com a vida. Escreve e fala com Deus, soletrando pequenas frases para suas plantas; dedilhando com carinho as cordas do coração de seu cão, enquanto pronuncia um poema qualquer... Ou ainda escrevendo com a imaginação páginas de amor para a criatura que ao seu lado, dorme, desligado de seus projetos e sonhos. É mais feliz que antes... e da varanda de seu Universo, ela acena para a lua que fica ali, toda meiga, flirtando com o seu coração.
Wilson Francisco

Thursday, August 16, 2007

Licores e alquimias

Dos tempos da minha infância recordo a azáfama de verão em que as avós e as mães se dedicavam nesta época à confecção de doces , compotas e caldas, para aproveitamento da fruta e para utilização no Inverno. Qual arca frigorifica, qual doce a martelo, qual hipermercado onde tudo se venda a qualquer hora... qual o quê...
Ele era a calda de tomate que ficava sabiamente conservada durante meses, o doce de ginja, a geleia de cereja, a marmelada e até a uvada, feita pela D. Clementina.
Hoje não perdemos tempo com estas alquimias de outrora pois temos de tudo ao longo de todo o ano, mas ao visitar as Feiras Medievais ao ir até à aldeia onde nasceu meu marido, ao ver as árvores carregadas de frutos, o saudosismo desses tempos encheu-me a alma e considerei que nada melhor para homenagear a memória dos que as plantaram e cuidaram, que deitar mãos à obra.
Procurei nos livros, pesquisei na net, fui comprar garrafas e os produtos que me faltavam. Os resultados estão a começar a aparecer nas prateleiras: Licor de avelã, Licor de vinho, Licor de Folha de Figueira ou de caroço de pêssego, Licor de Rosas (as preferidas da minha sogra).

(Agradeço a colaboração da Pitanga, que me ajudou a "traduzir" alguns vocábulos das receitas brasileiras, como pinga que para nós é vinho mas para os brasileiros é cachaça; ou arranjar um equivalente do vinho de Palmeiras que decidi substituir por um moscatel licoroso...)

Wednesday, August 1, 2007

o que uma mulher não resolve ...


ontem de manhã, logo à saída de casa, o carro não trabalhava , nem um sinalzinha de coisa nenhuma ...Desespero, com as horas a passar e tanta coisa para tratar! Em última instância , toca de telefonar para o conselheiro supremo:
"já abriste o capot"?
"vê os bornes da bateria...
estão bem ligados ? não sabes ver as ligações ?"...
passa o vizinho que vem passear o cão mas vai ouvindo a conversa de telemóvel e dá um palpite, experimenta desatarrachar os tais dos bornes, inspeccionar a bendita da bateria, mas segue à vida dele e percebe tanto quanto eu
"telefona para a assistencia, faz qualquer coisa , resolve isso que estou numa reunião , não posso perder tempo"
O homem da assistencia chega uma hora depois. Tenta pôr o carro a trabalhar, sem êxito. Analisa a bateria - está seca que nem um carapau. Deita~lhe água lá para dentro , mas também não está aí a solução. O melhor é pôr uma bateria nova. Não há mais telefonemas nem hesitações. Um quarto de hora depois tudo está perfeito, a conta paga num multibanco portátil que a viatura da assistência também tem. Caro mas "simplex" - tudo ali ao vivo, feito na hora.
Consigo sair de casa às 12,30h, uma manhã perdida, mas o assunto ficou arrumado .
...o que uma mulher não resolve !!!

titulos para quê?


Existem todos os tipos de amor : amor romantico, o amor de uma criança por um progenitor ou de um progenitor por uma criança; e amor pela natureza, pela música, pela poesia, por todas as coisas nesta Terra e nos céus. O amor continua do outro lado e é trazido de volta aqui pela alma. É o entendimento de todos os mistérios. Para mim é a derradeira religião. Se todos pudéssemos amar à nossa maneira, se pudéssemos abandonar os rituais que declaram "O verdadeiro caminho é o meu; todos os outros são fraudes" se pudéssemos abjurar a violência, os conflitos e a dor que infligimos em nome de um Deus específico - o "nosso" Deus - quando , por definição Deus é universal, Deus é amor, não teríamos de esperar por inúmeras vidas para chegarmos ao céu.


A minha concepção de Deus é a de uma energia caridosa e sábia que existe em cada célula do nosso corpo. (Brian Weiss)